Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a Pesquisa de Satisfação do programa de qualidade da saúde
Iniciativa traz pesquisa com QR Code para facilitar a participação e aprimorar o atendimento nas UBS e demais locais da Secretaria.
Em uma iniciativa inédita para melhorar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a Pesquisa de Satisfação do programa de qualidade da saúde. O programa tem como objetivo principal ouvir os usuários e entender melhor suas necessidades e sugestões, para aprimorar o atendimento e tornar o sistema de saúde mais eficiente e acolhedor.
A pesquisa foi estruturada de forma acessível e moderna: em cada UBS, adesivos com QR Codes estarão disponíveis em locais de fácil visualização. Basta escanear o código com um celular para acessar a pesquisa, permitindo que o usuário responda de maneira rápida e no momento mais conveniente para ele.
Os primeiros resultados, coletados entre os meses de agosto e setembro, mostram que a novidade tem surtido efeito positivo. Antes do lançamento da pesquisa digital, o número de respostas era baixo, com menos de 10 registros por mês, em uma média de mais de 30 mil atendimentos mensais. Após a implementação do QR Code, o número de participações aumentou para 36 em agosto e chegou a 107 em setembro – um crescimento significativo.
Desafios e próximos passos
Para a Secretaria de Saúde, o objetivo agora é continuar promovendo o programa para elevar o número de respostas e garantir uma amostra mais representativa da opinião da comunidade.
Expansão para outros setores de saúde
A pesquisa de satisfação faz parte de um esforço mais amplo da Secretaria de Saúde, que pretende expandir a iniciativa para outras áreas da rede de atendimento, como o Hospital Municipal Daniel Gonçalves, Unidade de Vigilância de Zoonoses, Centro Especializado em Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação, Caps, unidades de vigilância sanitária entre outros. A expectativa é que o programa alcance todas as unidades de saúde, promovendo um ambiente de feedback contínuo e melhorias constantes.
Por que o programa foi criado?
O programa reflete o compromisso da Prefeitura e Secretaria da Saúde com a transparência e a melhoria dos serviços públicos. Segundo a enfermeira e coordenadora de qualidade e segurança do paciente, Renata Chiquetti, o sistema permite registrar elogios e críticas de forma prática e acessível, trazendo para a gestão pública a voz da comunidade. “A perspectiva é elevar o número de pacientes respondendo à pesquisa e com isso teremos o fornecimento de informações valiosas sobre diferentes questões confirmando ou contrariando e com essas informações poderemos melhorar e ver como eles se sentem em relação aos seus atendimentos”, conclui.
COMENTÁRIOS